sábado, 27 de dezembro de 2008

Meus heróis.


Quando assistia desenhos animados aos sábados pela manhã, ficava imaginando como seria o meu herói, naquele tempo eu achava o máximo vê-los pulando de prédios para salvar mocinhas indefesas, sem contar o detalhe da cueca por cima da roupa que nunca encontrei uma razão para isso, mas dava um ar de extrema sensualidade.
Ficava imaginando situações que correria perigo e ele estaria pronto para me ajudar.
Com o passar do tempo cheguei a acreditar que meus heróis lutariam pela igualdade social como o revolucionário Che Guevara, ou ganharia inúmeras corridas dando-me orgulho ao vê-lo no podium como o Senna. Uma vez ouvindo um dos meus artistas favoritos acreditei que "meus heróis morreram de overdose" e que essa geração que se indignava com a sociedade e entrava nesse mundo de experimentos podia ser até interresante, mas não, eu não queria morrer como eles, eu desejava um herói que me salvasse.
Novamente em frente à TV ouvi Pedro Bial se referir aos habitantes da famosa casa do "Big Brother" como "meus heróis", e não entendi o motivo. Será que é porque eles conseguiam sobreviver aquela confortável estadia de poucos meses numa luxuosa mansão com piscina, ar condicionado, comidas gostosas, visita de artistas famosos, ganhando automóveis e ainda concorrendo a um premio milionário?! Isso é ser herói? Nossa, quanto sacrifício... Se isso é o real significado não desejaria esses exemplos de pessoa ideal.
Refletindo um pouco mais descobri quem realmente teria quesitos para serem apresentados como heróis, os professores. Eles que se relacionam com jovens sonhadores todos os dias, têm em seu papel salvar, isso mesmo, salvar o sistema de educação que se encontra falido num país onde as pessoas não acreditam mais que a educação possa ajudar a melhorar todos os problemas estruturais como a corrupção, violência, falta de saúde. Eles que passam noites acordados fazendo planejamento, deixam de sair aos fins de semana para corrigir provas, se prontificam a ajudar no que tiver ao alcance deles, pelo menos é o que dizem. E possuem poderes e a motivação que nos fazem continuar lutando por um futuro próspero.

Um comentário:

Louzinha disse...

Obrigada por me considerar um de seus heróis. Aqueles que estão na educação por amo, se sentem imensamente felizes por serem reconhecido, por ajudar, por se colocar a disposição. Claro que erramos e claro que algumas vezes somos grosseiros, impacientes, mas é importante lembrar que antes de professores somos gente e é por isso que falhamos.
Amu tu...