terça-feira, 17 de março de 2009

Reclamar... De quê?

Esses dias li um texto de uma amiga que me fez refletir o que estava acontecendo comigo há algum tempo. Falava sobre o quanto as pessoas "resmungavam" por coisas bobas, seja porque chove ou porque faz muito calor; seja porque perdeu a novela ou porque passou minutos a mais num engarrafamento. Perdemos tempo demais reclamando e esquecemos de agradecer por termos saúde, por termos capacidade para aprender e braços para trabalhar, por existir em nossas vidas pessoas que nos alegam com um simples sorriso.
Dias antes de escrever o tal texto ela havia me dito que eu estava ,me tornando chata, que ultimamente só me via com cara emburrada. Após lê-lo e analisar o que estava deixando acontecer fiz uma reciclagem em minha alma, não que eu tivesse deixado de agradecer, pois acredito que isso nos fortifique a cada amanhecer, mas estava deixando a raiva e o medo tomar em mim um lugar maior que as coisas boas que eu sempre preservei, como rir feito boba ao ver uma criança brincar, ou admirar os pássaros...
Ontem mesmo um grande amigo me ligou, ele passou num concurso da eronáutica e está recrutado há pelo menos um mês, mas para ele parece uma vida, o regime é rigoroso, tem um tal de "Não senhor" e "Sim senhor" sem fim, pede-se permissão para falar, todos acordam antes das 5 da manhã, não têm notícias sobre a sociedade, nem sinal da crise, a comida não tem gosto, nada de cama confortável, e isso durará um ano. E ele não reclama, tá achando o máximo. Claro que é porque ele sabe das recompensas que virão depois.
E é isso que as pessoas insistem em não lembrar: o depois.
Muitos relacionamentos acabam por não ter paciência, por não saber como ajudar o outro a superar dificuldades, e quando não se tem problema, cria-se. Não enchergam que lá na frente, tudo superado se conhecerão bem, terão uma relação sólida e madura construída com bastante perseverança.
Precisamos treinar nossas emoções.
Não podemos deixar a alegria se converter em ansiedade, o prazer em irritabilidade e deixar as emoções se alternarem tão facilmente.
Você pode fazer tudo diferente se quizer.
Determine ser tranquilo, alegre e seguro; determine se colocar no lugar dos outros;
DETERMINE SER FELIZ!

"Não podemos apagar nossa história, mas podemos reescrevê-la."

Nenhum comentário: