quarta-feira, 17 de junho de 2009

Moço, tem vacina contra ignorância?

Hoje pela manhã fui com a Carol na Prefeitura de Caucaia buscar um documento para minha mãe -coisa pública, sácoméné?!-. Chegamos lá e como já era de se esperar todos o guichês estavam ocupados e não tinha niguém nem para dar uma informação, esperamos, um desocupoue quando chegamos perto a atendente (delicada como um elefante) mandou que esperassemos mais que ela ia atender primeiro a mulher da cadeira (que tinha chegado depois de mim), ficamos no pé do balcão para não deixar escapar nenhuma oportunidade, de repente a Carol fala bem alto: "Mulher, olha a atendente daquele balcão JOGANDO PACIÊNCIA..." Eu não me aguentei, comecei a rir beeem alto, uma crise de riso que durou uns 5 minutos, e ela falando indignada que isso era uma absurdo e a mulher nem confiança com a 'paciência' do mundo todo... Eu tentei explicar a Carol que ela precisava mesmo jogar um pouquinho pra desestressar um pouco.
Foi muita comédia. Depois de tanto esperar saimos de lá com o tal papel, e com mais ráiva do 'público'.

Chegando em casa abri uma revista que encontrei no ônibus, comecei a ler pelo final, onde sempre tem aquelas crônicas maravilhosas.
Ruth de Aquino dizia assim:
"Moço, tem vacina contra ignorância?
Tem vacina contra populismo? E contra corrupção? Não, não é gripe suína, o Ministério da Saúde já garantiu que "o Brasil está preparado , os aeroportos estão sendo monitorados e dobrou a fiscalização de quem chega". E todo mundo acreditou, porque aqui só chega marola, não é assim? O vírus cruzará o Atlântico e chegará aqui fraquinho. A epidemia que me preocupa é outra. A da ignorância. Tem injeção contra contaminação? Não quero meus filhos só três horas por dia na escola sem aprender nada. E se eu rezar?"

Nenhum comentário: